quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Deus infinito

Agostinho, o grande pai eclesiástico, certa vez passeava ao longo da praia em silenciosa meditação. Refletia sobre a doutrina da Santíssima Trindade. Como poderia Deus ser três e, contudo um só?
Enquanto lutava com esse pensamento desconcertante, despertou-lhe a atenção uma menina que brincava na areia. A menina ia e vinha, carregando água das ondas e jogava-a num pequeno buraco que cavara na areia.
O que você está fazendo?”, ele perguntou para a menina. Sem hesitação e com ares de confiança infantil, ela respondeu: “Vou esvaziar o mar, jogando toda a água dele no buraco que cavei”.
O sábio teólogo sorriu e recomeçou seu passeio. Mas, enquanto continuava ao longo da praia disse a si mesmo: “Estou tentando fazer exatamente a mesma coisa que a menina pretende fazer. Tento meter o Deus infinito nessa minha inteligência finita”.

Podemos não compreender a doutrina da Santíssima Trindade com nosso pequeno intelecto, mas temos que confiar e não compreender. Temos que confiar que o amor de Deus Pai, a graça do Filho Jesus Cristo e a comunhão do Espírito Santo sempre estarão conosco, guardando-nos e sustentando-nos.
A revelação da Santíssima Trindade é grandemente confortadora. Não só diz que há um Deus que nos criou, mas também que esse Deus enviou seu Filho para nos redimir e o Espírito Santo que nos manterá na fé até o dia do juízo final.

Compreender o grande Deus do Universo com nossa pequena inteligência? Não! É tão impossível quanto colocar toda a água do mar num buraco cavado na areia.
Não precisamos compreender. Basta confiar na graça, na misericórdia e no perdão que Ele - Deus uno e trino - nos prometeu!
- Herman W. Gockel -

3 comentários:

Tetê Guimarães disse...

Oi Polly! Feliz de ter te encontrado no Manancial! Maravilhosa essa sua reflexão!! Bjks Tetê

Alexandra disse...

Obrigada pela visita! Um post maravilhoso!Seu blog é nota 10! Acabo de atualizar!Passa lá! Beijos e bom fim de semana! Alê

Samantha: disse...

A Paz de Jesus e o Amor de Maria! Tudo bem? Espero em Deus que sim! Muito bom esse seu post! Boa reflexão! Obrigada por sua visita! Atualizei agorinha. Beijinhos e uma semana abençoada! Samantha