quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Testemunho de amor

De 1975 até 1988 estava preso num presídio em Saigon, no Vietnã, um bispo, Dom François X.N. van Thuan. No meio de todo o sofrimento, de todo abandono e da solidão que sentia, da saudade de seu povo, de sua diocese, ele pede, certa vez, numa simulação, um remédio para o estômago. O povo logo entendeu que ele queria vinho para celebrar a missa. Então, mandaram um pequeno vidrinho com vinho para a celebração, escrito: remédio para estômago. Assim, chegou até suas mãos o vinho para poder celebrar a missa na prisão, num calabouço: fez da palma de sua mão o cálice, três gotas de vinho e uma gota d’água.
A úmida, fria e escura cela foi, naquele momento, a cadetral: ali, com as três gotas de vinho e uma de água, ele celebrou o grande mistério da Eucaristia!
Depois de libertado, num retiro que pregou ao Papa João Paulo II, ele testemunhou que foram as celebrações mais gratificantes de sua vida. Sentiu-se unido ao seu povo, unido à Igreja toda, aos seus familiares, ao povo sofrido e perseguido de seu país.

De fato, as circunstâncias nos levam à profundidade do mistério em poder assimilar as palavras do Divino Mestre que dizia: “Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim, e eu nele”.
- José Clemente Müller -

4 comentários:

Anpara disse...

Olá! Passando para agradecer a visita! Muito bom o post!Saúde e Paz. O resto a gente corre atrás! Bjs Ana Paula

ONG ALERTA disse...

Fé...
Beijo Lisette.

Tetê Guimarães disse...

Oi Polly! Feliz de ter te encontrado no Manancial! Maravilhosa essa sua reflexão! Bjks Tetê

Mabel disse...

Olá querida! Você sempre com maravilhosos posts! É muito bom vir aqui! Obrigada por sua visita ao Mensagens do Anjinho! Bom final de semana! Paz e Bem! Beijos Mabel